sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

DEMÔNIOS DA GAROA - JORNADA DO PATRIMÔNIO - MERCADO PAULISTANO (MERCADÃO)




O projeto Jornada do Patrimônio é uma nova data comemorativa na cidade de São Paulo, que visa promover roteiros turísticos, palestras, shows musicais, e outros seguimentos culturais. Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Mercado Paulistano – (Mercadão), contou com as apresentações de dois grandes grupos musicais: "Berço do Samba de São Mateus" e os "Demônios da Garoa". 


Neste sábado (12), o grupo Berço do Samba de São Mateus. Formado há 20 anos no quintal da casa de dona Cida, que no meio do show foi convidada a subir no palco para cantar e contar um pouco da história da formação do grupo. 
Considerado como um dos redutos do samba no Brasil, o Berço do Samba de São Mateus, em seu repertório fala sobre o cotidiano do bairro, seus problemas urbanos, como retrata a música “Cidade Tiradentes”, a qual sempre presente nos shows. 



Neste domingo (13), foi a vez dos Demônios da Garoa. Grupo que surgiu em São Paulo capital, na década de 1940 com o nome de "Grupo do Luar" fundado por Arnaldo Rosa. Em 1943, cantando pela primeira vez no rádio, venceu um concurso de calouros, chamado A Hora da Bomba, da Rádio Bandeirantes. O prêmio principal era um contrato para duas apresentações semanais na rádio.
O grupo mudou de nome por iniciativa do locutor Vicente Leporace, entusiasta do grupo. Este promoveu um concurso entre os ouvintes para que fosse escolhido o nome do grupo. Dentre as sugestões, foi escolhido o nome "Demônios da Garoa". Contagiando o público, claro, não pode faltar no repertório a música “O Samba do Arnesto”. 



Com as apresentações que teve início às 14h e término às 17h, ambos os grupos arrancaram aplausos do público. Incluindo ao público, fãs seguidores de seus trabalhos, e transeuntes, turistas dos mais longínquos estados do Brasil, e do mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário